ENERGIA
PR informado sobre a evolução das obras da Hidroeléctrica Caculo-Cabaça
25/11/2023 06h17
Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, foi informado, sexta-feira, em Luanda, que o grau de execução do complexo hidroeléctrico de Caculo-Cabaça segue o cronograma, oficialmente aprovado, e poderá ser entregue dentro dos prazos contratuais.
A informação foi prestada pelo presidente do grupo China Gezhouba Group Corporation Limited (CGGC), Tan Huan, responsável pela construção da barragem, durante a audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado Angolano, em que, durante a qual, foi avaliado o grau de execução da obra do referido projecto.
O Presidente da República visitou o empreendimento, em Maio deste ano e, na ocasião, havia assegurado o engajamento do Executivo angolano para a conclusão das obras do Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo-Cabaça até Outubro de 2026.
De acordo com o Chefe de Estado, o projecto tem financiamento garantido pelo Banco Industrial e Comercial da China, para a parte civil da obra, e de um banco alemão, para o custo das cinco turbinas que serão instaladas.
O complexo hidroeléctrico de Caculo-Cabaça, projectado para produzir dois mil e 272 megawtts de energia eléctrica, está a ser erguido ao longo do Corredor do Médio Kwanza, onde igualmente estão implantadas as barragens de Cambambe, Capanda e Laúca, na Província do Cuanza Norte.
O Ministério de Energia e Águas diz que, quando for concluída e atingir a sua capacidade plena, a barragem hidroelétrica de Caculo-Cabaça poderá gerar até 8.123 GWh de electricidade anualmente, posicionando-se, deste modo, entre as maiores fontes de energia limpa do continente africano.
Por outro lado, Tan Huan aproveitou a ocasião para manifestar o interesse da sua empresa em investir em energias limpas e noutras áreas essenciais, visando contribuir para o desenvolvimento económico angolano.