Bengo realiza conferência sobre o relançamento da produção do café
Caxito - Pelo menos 225 fazendas de café na província do Bengo encontram-se subaproveitadas, segundo o Gabinete Provincial da Agricultura, sendo que das 288 registadas, apenas 58 estão em funcionamento.
Perante esta realidade, a província do Bengo realiza, Março próximo, a primeira conferência provincial do café, para analisar questões relacionadas com o relançamento da produção, o fomento da cultura cafeícola e perspectivar o futuro.
O evento, a ter lugar na cidade de Caxito, em data anunciar, vai reunir empresários, produtores e a banca para debater sobre o estado actual do cultivo do café, as potencialidades e oportunidades dessa cultura na província, assim como o papel dos bancos no financiamento dos empresários
A governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, que anunciou o facto à imprensa, quarta-feira, explicou que o certame visa obter maior conhecimento sobre as potencialidades da cultura na região, fortalecer os pequenos, médios e grandes produtores e encontrar maior abertura junto dos bancos.
Maria Antónia Nelumba lembrou que o café já foi uma cultura dominante na província do Bengo, sobretudo nos municípios dos Dembos, Pango Aluquém, Bula Atumba e Nambuangongo.