Angola e Reino Unido analisam cooperação no Corredor do Lobito
Luanda – O titular da pasta dos transportes, Ricardo D'Abreu analisou com e o ministro de Estado do Clima, Meio Ambiente e Energia do Reino Unido, Richard Benyon, a questão do estabelecimento da Agência de Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito.
Durante o encontro que mantiveram, segunda-feira, em Luanda, Ricardo D'Abreu e Richard Benyon falaram igualmente da criação do Plano Económico de Desenvolvimento do Caminho de Ferro de Benguela, e o impacto do Corredor do Lobito no desenvolvimento económico da região da África Austral.
De acordo com uma nota distribuída, terça-feira, à imprensa, constaram também da agenda, a avaliação do papel da União Europeia e dos Estados Unidos de América (EUA), o desenvolvimento das plataformas logísticas, assim como a concessão do Terminal de Carga Geral e Contentores do Porto do Lobito.
Na ocasião, o ministro Ricardo D'Abreu, destacou o apoio e engajamento do Reino Unido no desenvolvimento do subsector marítimo e portuário de Angola.
Richard Benyon esteve em Angola como enviado especial do Primeiro-Ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e foi recebido, em audiência, pelo Presidente da República, João Lourenço, na segunda-feira.
No final da audiência, o governante britânico disse a imprensa que o encontro serviu para assegurar ao estadista angolano que “as relações bilaterais entre os dois países se consolidem cada vez mais”.