Economia

Economia


PUBLICIDADE

kwanza poderá ser moeda de liquidação na região da SADC

novas notas de Kwanza
novas notas de Kwanza Imagens: BNA

Redacção

Publicado às 12h14 22/07/2024 - Actualizado às 13h52 22/07/2024

Luanda - O Kwanza poderá, brevemente, ser uma moeda de liquidação da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), estando para o efeito o Banco Nacional de Angola (BNA) a trabalhar já no processo.

Segundo o JA, a infomação foi avançada sexta-feira, na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, pelo governador do BNA, Manuel Tiago Dias, durante uma conferência de imprensa para balancear as actividades desenvolvidas na 118ª reunião do Comité de Política Monetária daquela instituição bancária.

Sublinhou que o Banco Nacional de Angola já fez formalmente a solicitação junto da entidade que gere o sistema RTGS, que é uma plataforma regional que está a ser desenvolvida na SADC para transacções transfronteiriças na região.

"O primeiro passo já foi dado e haverá outros subsequentes em função do trabalho que está a ser desenvolvido pelas equipas técnicas do BNA para a concretização deste tão almejado projecto, sobretudo para as populações que residem ao longo das províncias ou municípios que fazem fronteira com alguns países membros da SADC", assegurou.

Acrescentou que "queremos que o comércio transfronteiriço seja célere, seguro e não tão oneroso. Por isso é que estamos a trabalhar para encontrarmos uma solução, que vai passar pela participação do Banco Nacional da Namíbia e de Angola no sistema de pagamentos e compensação, que está a ser desenhado a nível da região da SADC”.

Manuel Tiago Dias disse ainda que este assunto também foi abordado aquando da visita do governador do Banco Central da Namíbia ao BNA, sendo por este motivo que as equipas técnicas estão a trabalhar no sentido de encontrar soluções para que as transacções comerciais entre ambos os países possam tornar-se mais fáceis.

As excelentes relações bilaterais existentes entre Angola e a Namíbia vão fazer com que este projecto seja concretizado o mais rápido possível entre os dois bancos centrais.

Para o governador do Cuando Cubango, José Martins, a efectivação da circulação do Kwanza na região da SADC, principalmente na Namíbia e Zâmbia, países que fazem fronteira com a província, vai impulsionar as trocas comerciais.

Salientou que o Cuando Cubango partilha uma imensa fronteira com a Namíbia e Zâmbia, indicando que as populações que residem nos municípios do Cuangar, Calai, Dirico e Rivungo enfrentam enormes dificuldades de inflação no momento da troca do Kwanza para o Dólar Namibiano ou o Kwacha (moeda zambiana).

A maior parte da população que reside nessas localidades recorrem com muita frequência ao território namibiano e zambiano para assistência médica e medicamentosa, ensino, compra de produtos alimentares, materiais de construção civil, vestuário, calçado, entre outros bens essenciais.


PUBLICIDADE