Economia

Economia


PUBLICIDADE

Angola participa no fórum do AGOA com foco na integração regional

Baía de Luanda, Angola
Baía de Luanda, Angola Imagens: DR

Redacção

Publicado às 11h46 26/07/2024 - Actualizado às 11h46 26/07/2024

Luanda - Angola participa no vigésimo primeiro Fórum da Lei de Crescimento e Oportunidades para África (AGOA), a decorrer desde quarta-feira, em Washington (Estados Unidos da América), que analisa a relação com a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).

O secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos, Milton Reis dirige a delegação angolana, que tem agendados também encontros com executivos de bancos e da alta finança, incluindo com a representante comercial americana, Katherine Tai, para abordar aspectos relacionados com a cooperação bilateral e as formas de melhorar os programas do AGOA.

Uma nota da Embaixada de Angola nos EUA, divulgada pela ANGOP, refere que a fórum visa impulsionar o crescimento económico e inclusivo e criar condições para o reforço da integração regional, permitindo que os países africanos possam tirar melhor proveito do AGOA.

Milton Reis vai participar igualmente numa mesa redonda, com os associados da US Chamber de diferentes sectores, com vista a discutir a prorrogação do AGOA e fortalecer a relação comercial e de investimentos entre os Estados Unidos e Angola, em áreas estratégicas e prioritárias, bem como criar condições de exploração dos dois mercados.

A presença do representante angolano na mesa redonda privada, sublinha o documento, resulta de um convite da presidente do Centro de Negócios EUA-África da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, Kendra Gaither.

Durante três dias, os participantes ao fórum, aberto pelo secretário de Estado americano, Antony Blinken, avaliam a execução do programa AGOA, discutem a sua extensão por mais 15 anos, assim como analisam as iniciativas das comunidades económicas regionais, em prol do comércio inclusivo e do desenvolvimento sustentável.

A Lei de Crescimento e Oportunidades para África (AGOA) foi criada em 2000, com validade de 10 anos, prorrogada até 2025, e tem como objectivo principal a abertura do mercado americano para os países africanos, criando oportunidades de exportação de produtos para os EUA com isenção de taxas.

O AGOA visa promover o crescimento económico, através da boa governação e dos mercados livres, tendo realizado, anualmente, fóruns alternados entre o continente africano e os EUA para avaliar a evolução do projecto.

Em Novembro de 2023 o encontro teve lugar na África do Sul.

PUBLICIDADE