AGRICULTURA

União Africana assina memorando para apoiar actividade agrícola no continente

Assinado Memorando de entendimento na UA - Cedida
Assinado Memorando de entendimento na UAImagem: Cedida

08/07/2024 13h09

Adis Abeba – A Comissão da União Africana e o Fórum Regional das Universidades para o Reforço das Capacidades na Agricultura assinaram um memorando de entendimento, esta segunda-feira, em Adis Abeba, com vista a apoiar a implementação de um programa integrado para o desenvolvimento da agricultura em África.

A parceria, que visa enriquecer o processo consultivo em curso destinado a desenvolver a agenda agricola dos próximos 10 anos para o continente, destina-se a estabelecer um compromisso duradouro para apoiar a implementação integrada do desenvolvimento da agricultura em África.

De acordo com a comissária da União Africana para Agricultura e Economia Azul, Josefa Sacko, o momento é oportuno no quadro da década de implementação da Declaração de Malabo de 2014 sobre crescimento agrícola acelerado e a melhoria dos meios de subsistência para o desenvolvimento da Declaração de Kampala de 2025.

No seu entender, é preciso alinhar os planos de acção conjuntos, a fim de promover a coerência, a complementaridade e a cooperação de uma forma orientada em beneficio da agricultura no continente, sublinhando a importância da inclusão, da sinergia e das acções multi-sectoriais.

A comissária para Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável mostrou-se confiante que com compromissos renovados, esforços coordenados e colaboração reforçada se pode alcançar e concretizar os objectivos comuns e as aspirações partilhadas da Agenda 2063.

A visão 2030 do Fórum das Universidades é catalisar o desenvolvimento agrícola sustentável e inclusivo para alimentar e criar prosperidade em África.

Na mesma ocasião foi assinado outro memorando com o Fórum Africano de Serviços de Aconselhamento Agrícola, que vai promover serviços de extensão e aconselhamento agrícola, de modo a contribuir para a produtividade sustentada, rentabilidade e o crescimento inclusivo da agricultura para a segurança alimentar, nutricional e de rendimentos, assim como a criação de emprego e de riqueza em África.

Os memorandos de entendimentos foram assinados pela comissária Josefa Correia Sacko e os secretários executivos dos fóruns das Universidades, Patrick Okori, e Africano de Serviços de Aconselhamento Agrícola, Nahdy Silim Mohammed.

Mais lidas


Últimas notícias