CRéDITO
Recredit recupera 30,9 mil milhões de kwanzas de crédito malparado
11/10/2024 12h36
Luanda - A Recredit-Gestão de Activos atingiu, no ano passado, uma recuperação do crédito malparado do BPC no valor de 30,9 mil milhões de kwanzas, contra os 26, 3 mil milhões definidos pelos accionistas da instituição bancária.
Segundo o Jornal de Economia & Finanças, o anúncio foi feito, quarta-feira, em Luanda, pelo presidente do Conselho de Administração, Walter Barros, tendo sublinhado que, até Agosto deste ano, a Recredit já recuperou 19,58 mil milhões de kwanzas, do crédito malparado, dos 28,5 mil milhões definidos para 2024.
Indicou que a instituição que dirige tem em carteira alguns acordos de recuperação de crédito malparado e acredita que os mesmos vão superar a meta estabelecida, que é de 28,5 mil milhões de kwanzas, para 2024.
“Já temos acordos firmados com alguns bancos comerciais, que nos entregaram carteiras de crédito malparado, relativamente pequenas, e acredito que as nossas equipas vão fazer tudo para terem sucesso nessa missão”, disse.
Frisou que a Recredit está no mercado nacional para apoiar e prestar serviços de recuperação de crédito do BPC e de outros bancos comerciais.
“Se o BPC continuar a precisar dos nossos serviços, estaremos sempre presentes, mas, agora, numa modalidade de prestação de serviços. Não vamos comprar a carteira, mas se o BPC assim o entender, vamos continuar a prestar serviços de recuperação de crédito do Banco de Poupança e Crédito”, afirmou, considerando positivo o serviço prestado pela Recredit, em 2023.
“Tivemos uma fase de arranque, em que a Recredit foi concebida para adquirir o crédito malparado do BPC. Em 2023, o Presidente da República exarou um novo despacho que autoriza a nossa instituição a prestar serviços para banca comercial e empresas que precisam de serviços de recuperação de crédito”, referiu.
A Recredit-Gestão de Activos foi criada, em 2016, com base no Despacho Presidencial nº 192/16, de 24 de Junho, com o objectivo de aquisição, reestruturação e revitalização de activos. Recuperar os créditos concedidos e fazer a gestão com vista à sua alienação, de participações financeiras e de patrimónios.