Economia

Economia


PUBLICIDADE

Executivo prevê três milhões de ligações à rede eléctrica até 2027

Electricidade em Angola
Electricidade em Angola Imagens: DR

Redacção

Publicado às 13h03 06/11/2024

Lubango – O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, revelou, esta terça-feira, que o Executivo angolano prevê concretizar, até 2027, três milhões de novas ligações à rede energia eléctrica de baixa tensão, em todo o país.

Abordado pela imprensa, no final de uma visita de dois dias à provínmcia da Huíla, adiantou que, com as obras em curso no sistema de electrificação do país e o investimento feito, haverá mais energia nos trajectos Huambo-Lubango e Lubango-Cahama (Cunene).

Deu a conhecer que está prestes a ser lançada a interligação Gove-Cuvango-Menongue, bem como a ser desenvolvida a das cidades de Malanje, Chamuteba e Saurimo, com energia dos aproveitamentos hidroeléctricos de Caculo Cabaça e Laúca.

Sublinhou estar em curso a criação de sistemas de electrificação autónomos com painéis solares, em 56 localidades do Leste do país, assim como no Bié, Malanje, Cuando Cubango, Cunene, Huíla e Namibe.

Numa outra vertente, revelou que mais de três mil quilómetros de cabos condutores de electricidade de alta tensão e de tubagem de água foram vandalizados, desde 2022, em todo no país, o que causou prejuízos estimados em mais de 15 milhões de dólares.

Segundo o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, que realiza uma visita de trabalho de alguns dias às províncias da Huíla e do Cunene, os prejuízos incidiram na rede, redutores da rede de transmissão e postes de transformação.

A título de exemplo, revelou que recentemente foi vandalizada a linha entre o Soyo (Zaire) e Capari (Bengo), com a danificação de 180 torres, que estão a ser repostos à medida que são mobilizado os recursos, por serem danos avultados para o Estado.

Salientou que foram concluídos os trabalhos do sistema de abastecimento de água de Ndalatando (Cuanza Norte), que não tinha o precioso líquido desde Janeiro último, assim como também o de Saurimo (Lunda Sul).

PUBLICIDADE