Voos da TAAG para outras quatro províncias transitam para novo aeroporto
![Avião da TAAG](https://www.giranoticias.com/_midias/jpg/2023/12/21/900x506/1_voo_737angola-351789.jpg)
![Publicidade](/images/banner/022_portal_bannergmais_728x90_20231129.png)
Luanda – Os voos da companhia aérea TAAG entre Luanda e as províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico e Zaire transitam para o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), a partir de 10 de Dezembro próximo, foi anunciado este sábado.
Um comunicado de imprensa da companhia esclarece que se trata da segunda fase do processo de transferência gradual das operações comerciais de passageiros para o AIAAN, iniciado com as ligações entre Luanda e Cabinda, a 10 do corrente mês.
A partir de 10 de Dezembro próximo a conexão de Luanda com as províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul, Moxico e Zaire deixam de ser realizadas no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro e passam a acontecer exclusivamente no novo aeroporto.
As ligações às quatro províncias serão feitas para as cidades do Dundo (Lunda Norte), Saurimo (Lunda Sul), Luena (Moxico) e Soyo (Zaire), adianta o comunicado da TAAG, que acrescenta que esta incorporação está igualmente em alinhamento com os níveis de serviço das demais entidades do ecossistema que contribuem para a mobilidade e serviços relacionados com o novo aeroporto.
Para os novos destinos a partir do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto o Soyo será servido com cinco frequências semanais, com saídas de Luanda às segundas, terças, quartas, quintas e sextas, estando o voo inaugural marcado para terça-feira (10 de Dezembro de 2024).
A ligação para o Dundo, província da Lunda Norte, terá quatro frequências semanais, com saídas de Luanda às segundas, quintas, sextas e domingos, a partir de 12 de Dezembro, enquanto Saurimo, Lunda Sul, contará com sete voos por semana, a partir do dia 10 de Dezembro.
A ligação Luanda-Luena (Moxico) inicia a 11 de Dezembro, com três voos por semana, às segunda, quartas e sábados.
Os serviços serão operados com aeronaves do modelo Dash 8-Q400, com capacidade para 74 passageiros, sendo 64 em classe económica e 10 em classe executiva.
A TAAG esclarece ainda estar em curso um plano de comunicação multicanal e abrangente, para manter os seus clientes, passageiros e demais actores devidamente informados sobre o processo de transferência, destacando que o Aeroporto António Agostinho Neto aporta mais eficiência e comodidade a todos os utentes.
Recorde-se que o primeiro voo de passageiros, a partir do AIAAN, realizou-se a 10 do corrente mês, com destino a Cabinda, um ano após a sua inauguração, cujas operações estiveram limitadas ao transporte de carga.
O Aeroporto Internacional António Agostinho Neto tem capacidade para movimentar 15 milhões de passageiros por ano, dos quais cinco milhões no segmento doméstico e 10 milhões no internacional.
Com duas pistas duplas, o aeroporto está preparado para receber diversos tipos de aviões, com realce para o Airbus A380, considerado a maior aeronave comercial actualmente a operar no mundo.
A infra-estrutura possui 31 mangas, das quais 19 para os serviços internacionais e 11 para domésticos, além de tapetes rolantes para o depósito de bagagem, seis dos quais destinados a voos internacionais.
A zona de check-in conta com 94 balcões, sendo 62 para o serviço internacional e 32 para o doméstico.