PRIVATIZAçãO

BODIVA vende 30 por cento das acções por via de Oferta Pública

BODIVA oficializa lançamento da Oferta Pública de Venda (OPV) - Cedida
BODIVA oficializa lançamento da Oferta Pública de Venda (OPV)Imagem: Cedida

18/11/2024 11h44

Luanda - A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) oficializa, esta segunda-feira, o lançamento da Oferta Pública de Venda (OPV) de 30 por cento das suas acções.

De acordo com o comunicado da BODIVA, esta privatização representa uma oportunidade para investidores nacionais e internacionais participarem no capital de uma instituição do mercado financeiro angolano.

Com uma década de operações, a BODIVA é a primeira e única bolsa de valores do país.

O relatório e contas do primeiro semestre de 2024 aponta que o lucro líquido da BODIVA cifrou-se em 437 milhões de kwanzas, uma redução de 46 por cento, comparativamente ao período homólogo do ano passado.

De acordo com o documento, o decréscimo justifica-se pelo volume de negócios fixado em 8,0 por cento, com um valor negociado, até 30 de Junho, de 2,1 mil milhões de kwanzas.

Em 2023, a BODIVA reportou resultados considerados positivos, por ter alcançado recordes no volume negociado de 7,1 biliões, crescimento de 150 por cento, em relação a 2022.

No mesmo ano, a BODIVA apresentou um lucro líquido ajustado recorde de 3,1 mil milhões de kwanzas, que representa um incremento de 798 por cento face ao resultado registado no período homólogo.

Constituída a 02 de Julho de 2014, visando garantir a gestão eficiente e transparente dos mercados regulamentados em Angola, a BODIVA, enquanto sociedade anónima de capital público, apresenta-se como uma empresa em franco crescimento.

Iniciou, em 2015, as primeiras operações no mercado organizado, e, em 2026, foi admitida como membro do Comité das Bolsas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Em 2020, atingiu dois recordes em negociação com os montantes de 132,7 mil milhões de kwanzas, em Março, e 150,4 mil milhões de kwanzas, em Julho.

Além disso, proporcionou aos investidores uma forma segura e regulamentada de investir no país, aumentando a confiança no mercado financeiro, no quadro da diversificação económica.

Mais lidas


Últimas notícias