Dois mil 250 carros eléctricos circulam no mercado angolano


Luanda - Dois mil 250 veículos ligeiros com motores eléctricos circulam em Angola, o que representa cerca de um por cento do total de viaturas matriculadas no país.
O director do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística do Ministério dos Transportes, Lénine Narciso, ao apresentar, recentemente em Luanda, estes dados num encontro sobre "Carros eléctricos e mobilidade urbana", revelou que um milhão 270 mil veículos ligeiros estáo matriculados no país, mas apenas menos de um por cento são eléctricos.
Lénine Narciso adiantou, durante a primeira edição do “SINERGIA”, este cenário evidencia a predominância de veículos a combustão e reforça a necessidade de acções concretas, no sentido de se massificar o uso de carros eléctricos no país.
Citado pelo JA Online, considera ser necessário superar os desafios relativamente à infra-estrutura, os custos, os incentivos, sobretudo fiscais, que ajudariam o país a atingir as metas globais de sustentabilidade e mobilidade eficiente.
Fez saber que o país está comprometido com a transição para uma mobilidade sustentável, alinhado com as metas globais de mitigação das alterações climáticas, através da ratificação de vários convénios, com destaque para o acordo de Paris, que visa redução em 35 por cento das emissões de gás de efeito estufa, até 2030.
Por outro lado, deu a conhecer os instrumentos estratégicos de médio e longo prazos, alinhados ao Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, a Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas e a de Longo Prazo 2020-2050, bem como a Política Nacional sobre o Ambiente.
De recordar que Angola tem uma rede de cerca de 79 mil 300 quilómetros de estradas, sendo as nacionais equivalentes a 27 mil 600 quilómetros e as municipais 51 mil e 700.