AVIAçãO
Kenya Airways retoma voos directos para Angola a partir de Março
11/01/2025 05h55
Luanda - A Kenya Airways retoma os voos directos para Angola, a partir de Março próximo, foi anunciado, esta semana, depois de um encontro entre o Presidente angolano, João Lourenço, e o seu homólogo queniano, William Ruto.
Segundo a presidência do Kenya, os dois países vão trabalhar juntos para assegurar que a companhia aérea queniana retome os voos directos para Luanda, como uma acção marca um passo significativo no fortalecimento dos laços diplomáticos e económicos entre os dois países.
Fonte oficial da presidência do Kenya, citada pela Lusa, indica que a questão dos vistos foi outro dos pontos abordados, com Angola a comprometer-se a trabalhar para isentar os requisitos de visto para quenianos que visitem o país.
"Angola trabalhará para isentar os requisitos de visto para quenianos que visitam o país, retribuindo o gesto anterior do Quénia", lê-se numa nota da presidência queniana, retomada pelo "VerAngola".
O Presidente do Kenya considerou, no final da sua visita, quarta-feira última a Angola, que esta acção vai permitir que os profissionais daquele país, como por exemplo professores, consigam aceder ao território angolano de forma mais fácil.
"Esta medida permitirá que os nossos profissionais, como os professores, tenham acesso a Angola com muito mais facilidade", apontou William Ruto, citado no comunicado.
No encontro, os dois Presidentes também abordaram assuntos pertinentes em África, como a paz na região dos Grandes Lagos, as reformas institucionais da União Africana e as eleições para o cargo de presidente da Comissão da União Africana, no próximo mês.
William Ruto, que foi mandatado por outros chefes de Estado africanos para defender as reformas da União Africana (UA), convidou o Presidente João Lourenço para um retiro no Kenya, no final do corrente mês, antes da realização da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA, em Fevereiro próximo, adianta a presidência queniana.
Relativamente ao Processo de Luanda para a paz no Leste da República Democrática do Congo, "os dois líderes apreciaram a necessidade de uma reunião conjunta, entre a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a Comunidade da África Oriental (EAC) para consolidar a iniciativa".
"A paz e a segurança no nosso continente são de importância primordial para todos nós e estamos interessados em ter um processo que incorpore todos e garanta o seu sucesso", explicou o Presidente Ruto.
O chefe de Estado queniano pediu ao seu homólogo angolano que apoie a candidatura do antigo primeiro-ministro queniano, Raila Odinga, ao cargo de presidente da comissão da UA.
O Presidente William Ruto, que chegou a Luanda terça-feira, vindo de Acra, Gana, onde assistiu a tomada de posse do Presidente John Mahama, também discutiu com o Presidente João Lourenço as relações comerciais entre os dois países.