PETRóLEO
Petróleo terminou sessão de sexta-feira em alta acentuada
12/01/2025 14h07
Luanda - O petróleo Brent, referência das exportações angolanas, para entrega em Março, terminou a sessão de sexta-feira no Mercado de Futuros de Londres em alta acentuada, de 3,69 por cento, para os 79,76 dólares, no que é o seu máximo de há três meses, de acordo com o JA Online.
O barril de crude do Mar do Norte, de referência na Europa, fechou a sessão no International Exchange a cotar 2,84 dólares acima dos 76,92 com que encerrará as transacções na quinta-feira.
A acentuada valorização do Brent, que chegou a evoluir acima dos 80 dólares durante o dia, segue-se ao anúncio do presidente dos EUA, Joe Biden, em conjunto com o Reino Unido, do pacto de sanções mais significativo contra a Federação Russa e a sua indústria de gás e petróleo desde que invadiu a Ucrânia.
Em concreto, sancionou dois dos maiores produtores e exportadores russos de petróleo: a Gazprom Neft, a terceira maior petrolífera russa, e a Surgutneftegas.
Para a subida da cotação do Brent, também, contribuiu a forte vaga de frio nos EUA e na Europa, que está a provocar o aumento da procura de combustíveis para aquecimento e do respectivo preço.