Economia

Economia


PUBLICIDADE

Presidente da República anuncia que preços dos combustíveis vão ser ajustados

Cisterna de transporte de combustivel
Cisterna de transporte de combustivel Imagens: DR

Redacção

Publicado às 10h13 11/02/2025

Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, esta segunda-feira, na Barra do Dande (província do Bengo) que os preços dos combustíveis serão ajustados aos reais, como uma das medidas para se combater o contrabando.

Em declarações à imprensa, depois de inaugurar o Terminal Oceânico da Barra do Dande, João Lourenço enfatizou que, “para além das medidas de carácter policial”, para se combater o contrabando, a outra “será, com certeza, ajustar-se o preço dos combustíveis aos preços reais”.

Recordou que “o preço dos combustíveis em Angola está muito abaixo dos preços reais, quer do preço de produção, quer do preço dos produtos importados”, sublinhando que a inauguração do terminal oceânico, por si só, não “vai contribuir para o combate ao contrabando de combustíveis”.

“O combate ao contrabando de combustíveis quem tem que o fazer são os homens”, salientou o Presidente da República, reiterando que “com este ou sem este projecto, existe o contrabando de combustíveis. É, infelizmente, uma triste realidade. Já se tem feito combate ao contrabando de combustíveis, talvez não o suficiente”.

Vincou que “vamos continuar nesta luta até que consigamos debelar, de uma vez por todas, este grande mal que é provocado à nossa economia”.

Recordou que o país não tem uma grande capacidade de refinação, ainda importa grande parte do diesel e gasolina que consome, importação feita a um preço e a venda “a um preço inferior ao da importação”.

Por isso, reconheceu, “o país está a perder dinheiro. Você compra a dez e vende a seis. Isto é uma situação que, uma vez resolvida, com certeza que vai desencorajar todos aqueles malfeitores que estão envolvidos no contrabando de combustíveis”.

Relativamente ao empreendimento inaugurado, João Lourenço afirmou que o mesmo faz parte de duas grandes infra-estruturas de carácter estratégico da petrolífera nacional Sonangol, sendo o segundo a futura Refinaria do Lobito.

Esclareceu que, com a conclusão das obras da Refinaria do Lobito, nos próximos anos, “o país estará bem”, em termos de auto-suficiência na produção de combustíveis.

Sobre outros projectos programados para Angola atingir a auto-suficiência no sector dos petróleos e gás, João Lourenço considerou ser preciso primeiro concluir “o que não está concluído”, referindo-se à Refinaria do Lobito.

O Presidente da República deu a conhecer que, ainda este ano, será entregue a Refinaria de Cabinda, tendo recordado que o país tem mais três províncias, duas das quais, Moxico Leste e Cuando, terão de beneficiar de capacidade de stockagem de combustíveis.

Terminal inaugurado

O Terminal Oceânico da Barra do Dande, na província do Bengo, inaugurado pelo Presidente da República, tem uma capacidade total de stockagem de 582 mil metros cúbicos de combustíveis (gasóleo e gasolina) e 120 mil de gás de cozinha.

A obra começou a ser edificada em 2012, tendo sofrido interrupção, em 2016. Foram retomadas em 2021.
O terminal custou cerca de 700 milhões de dólares, num investimento suportado integralmente pela Sonangol.

PUBLICIDADE