Economia

Economia


PUBLICIDADE

Executivo prevê captação de 14,6 mil milhões de kwanzas em financiamentos

Construção da Casa do Artista
Construção da Casa do Artista Imagens: Rede Girassol

Redacção

Publicado às 10h54 07/03/2025

Luanda - O Plano Anual de Endividamento (PAE 2025) prevê a captação de 14 mil milhões 638,07 milhões de kwanzas, com uma contribuição de cerca de 7,5 mil milhões do mercado interno e de 07 mil milhões do externo.

A nível do endividamento interno, os Títulos do Tesouro serão a fonte primária de financiamento, com prioridade para as emissões de médio e longo prazos, tendo como linha orientadora a mitigação da concentração de serviço de dívida, ao longo do tempo.

O PAE 2025, aprovado por Decreto Presidencial, é o documento que materializa a estratégia de financiamento do Executivo, tendo em conta as fontes de financiamento internas e externas, considerando um nível de endividamento dentro dos limites considerados sustentáveis, refere o Executivo em comunicado, tornado público pela Lusa, citando o "VerAngola".

A estratégia de endividamento para 2025 resulta da manutenção, aprofundamento e melhoria dos propósitos traçados em 2024, visando privilegiar a contratação de instrumentos que auxiliam na gestão activa de passivos.

Entre os objectivos constam a promoção e redução dos títulos indexados à taxa de câmbio, melhoria do perfil de vencimento da dívida pública e fomento de emissões de referência (Benchmark bonds).

De igual modo, a intenção é promover o mercado secundário de dívida pública, captar financiamentos externos com características concessionais, assim como a transparência e comunicação com o mercado internacional e nacional.

A concessão de garantias públicas fica limitada ao valor de 1,4 mil milhões, conforme a Lei do Orçamento Geral do Estado para o exercício económico de 2025.

Estima-se que o serviço da dívida governamental totalize cerca de 13,2 mil milhões de kwanzas, dos quais cerca de 69 por cento corresponde ao da dívida externa (9,1 mil milhões) e 31 por cento ao da interna (4 mil milhões).

O stock da dívida governamental de 2025 poderá ser de 57,4 mil milhões de kwanzas, e o seu rácio do Produto Interno Bruto (PIB) estará fixado em cerca de 63 por cento.

O PAE 2025 prevê ainda um endividamento líquido positivo de 2,3 mil milhões de kwanzas, que resulta do acréscimo do stock da dívida interna, na ordem de 1,1 mil milhões, e do stock da externa, que rondará o mesmo valor.

O documento refere que, tendo em conta as condições de mercado e a estratégia de gestão da dívida, os limites de financiamento interno e externo podem ser transaccionados entre si, respeitando o limite de financiamento definido no OGE 2025.

PUBLICIDADE