Economia

Economia


PUBLICIDADE

Angola define actualização periódica do salário da Função Pública

Angola define actualização periódica do salário da Função Pública
Angola define actualização periódica do salário da Função Pública Imagens: DR

Redacção

Publicado às 10h11 08/03/2025

Luanda – O Executivo angolano está a trabalhar na definição do perfil de actualização do salário da Função Pública, visando incrementos periódicos dos ordenados, anunciou o director nacional do Trabalho, António Estote.

“Não precisamos de ficar dois ou três anos sem fazer incrementos e depois fazermos de grandes magnitudes. Do ponto de vista de impacto social, sobre as finanças públicas e a economia, fica difícil apurar e calibrar a medida”, explicou.

O responsável revelou o facto em conferência de imprensa realizada sexta-feira, durante a sessão de esclarecimentos sobre a vigência do incremento salarial de 25% na Função Pública.

Segundo o director, o perfil de actualização deverá obedecer a alguns requisitos macroeconómicos, como inflação, produtividade e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para, com base nisto, saber-se a percentagem do incremento.

Relativamente ao incremento de 25% na Função Pública, António Estote disse que todos os funcionários públicos foram pagos com este aumento, até 6 de Março corrente.

O aumento fez-se acompanhar dos 50% referentes ao retroactivo de Janeiro, atingindo um total de 33,78 mil milhões de kwanzas, assegurou

António Estoite Assegurou que a outra metade dos 25 por cento (33,78 mil milhões) será paga no processamento do salário de Março.

O director fez saber que, a partir deste momento, está concluída a concepção e elaboração da política remuneratória do Estado. Informou que doravante será feito o processamento normal das folhas de salário.

Lembrou que esta medida está enquadrada na quarta fase do Roteiro para Implementação da Nova Arquitectura Remuneratória (RINAR), aprovada a 30 de Outubro de 2023, que visa, entre outros, a retenção e motivação dos funcionários públicos.

Informou que o Governo vai reunir com as centrais sindicais, a fim de fazer um balanço do acordo firmado em Março de 2024, assente, entre outros pontos, no aumento salarial na função pública e na melhoria de outras condições laborais.

 

PUBLICIDADE