Economia

Economia


PUBLICIDADE

Angola exportou em média 1,5 mil toneladas de café nos últimos anos

Café em Angola
Café em Angola Imagens: DR

Redacção

Publicado às 11h41 10/03/2025 - Actualizado às 11h41 10/03/2025

Luanda - Os dados mais recentes sobre as exportações do café angolano, referentes ao ano de 2023, mostram uma receita superior a 3,5 milhões de dólares, resultantes de 1.470 toneladas, segundo notícia do JA Online.

 A fonte cita o Instituto Nacional do Café (INCA), sendo que o café de Angola foi vendido para países da Europa, Ásia, América, com realce para o Médio Oriente que começa a ser um destino da produção cafeícola nacional.

Vasco Gonçalves, director-geral do INCA, referiu-se ao café mabuba, ou seja, com cascas, como sendo vendido pelos produtores ao preço de 350 a 500 mil kwanzas, pela tonelada, ao passo que o café comercial, a tonelada custa 500 mil kwanza

Disse que um dos maiores problemas enfrentados pelo país a nível do café tinha a ver com a baixa produção e produtividade, dado o facto de alguns produtores encontrarem-se já numa fase avançada da idade.

Vasco Gonçalves explicou que, nos últimos anos, fruto das políticas gizadas pelo Governo, o café tem estado a ganhar maior interesse daí que já se constata o aparecimento de muitos produtores, quer a nível dos pequenos produtores, assim como no sector Empresarial.

Referiu ainda, que o país contava com 16 mil produtores registados, mais o número é ainda maior sendo que, 318 são do sector Empresarial.

Sublinhou que o país está actualmente com uma produção de 6 mil toneladas de café comercial e até ao presente ano, foram exportados 1.470 toneladas de café comercial que foram vendidas em países europeus, com realce para Espanha, Itália, América e Ásia, assim como a China, Médio oriente, entre outros.

No período anterior a independência nacional, o país chegou a produzir mais de 220 mil toneladas de café /ano.

Estes números superam a produção actual de seis mil toneladas/ano, o que coloca Angola muito longe das potencialidades dos níveis históricos já alcançados.

PUBLICIDADE