Economia

Economia


PUBLICIDADE

FIDA disponibiliza financiamento adicional para agricultura familiar

Agricultura em Angola
Agricultura em Angola Imagens: DR

Redacção

Publicado às 11h42 10/03/2025

Luanda - O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA) vai disponibilizar 27 milhões de dólares de financiamento adicional para reforçar o Projecto de Agricultura Familiar e Comercialização (SAMAP), revelou, em Luanda, o director da instituição, Custodio Mucavele.

Segundo disse, o SAMAP, que apoia a agricultura familiar, visa melhorar a segurança alimentar no país, e está a ser implementado pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), nas províncias da Huíla e do Cuanza-Sul, com um financiamento inicial de 39 milhões de dólares, dos quais nove milhões são participação do Governo angolano.

Em declarações à imprensa, no final do workshop metodológico sobre financiamento adicional do projecto, Custódio Mucavele referiu que o projecto devia ter terminado no ano transacto, com o atendimento de 60 mil agregados familiares.

Entretanto, com o financiamento adicional vão ser contempladas mais sete províncias, totalizando nove, para prestar ajuda a 114 mil agregados familiares, nos próximos quatro anos.

O FIDA é um fundo das Nações Unidas baseado em Roma, Itália, que tem 170 países membros e trabalha no apoio ao desenvolvimento agrícola.

O workshop, realizado na semana finda com três dias de duração, foi organizado pelo FIDA e o IDA, tendo abordado, entre outros aspectos, assuntos ligados à reestruturação do projecto SAMAP, visando ajudar as comunidades a tirarem maior rendimento das terras, bem como capacitá-las na área das técnicas de cultivo.

Participaram no workshop coordenadores do projecto e técnicos do Ministério da Agricultura e Florestas e do IDA.

PUBLICIDADE