SADC defende execução célere do Fundo de Desenvolvimento Regional


Harare - O Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) apelou a rápida implementação do Fundo de Desenvolvimento Regional para conceder financiamento em condições favoráveis aos vários projectos de infra-estruturas, industrialização e integração na região.
A delegação angolana a reunião do Conselho de Ministros da SADC foi chefiada pelo ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme.
De acordo com o comunicado final da reunião, que encerrou sexta-feira última, em Harare (Zimbabwe), a mesma apreciou os progressos alcançados na operacionalização do fundo da SADC e aprovou a decisão dos ministros das Finanças e investimentos em acelerar a sua implementação, em resposta aos actuais desenvolvimentos geopolíticos globais que afectam o financiamento de programas e projectos nacionais e regionais.
O Conselho analisou o Plano Corporativo Anual e o Orçamento da SADC para o exercício fiscal 2025/2026, em apoio as principais prioridades regionais definidas no Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional da SADC (RISDP 2020-2030).
Segundo indica o documento, 2025 marca o ponto intermédio da implementação do RISDP 2020-2030, que define seis áreas estratégicas prioritárias, tendo como pilar fundamental a paz, segurança e boa governação, e as de incidência fundamentais o desenvolvimento industrial e integração do mercado e o desenvolvimento de infra-estruturas e do capital social e humano.
Integraram a delegação angolana os secretários de Estado das Relações Exteriores para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, e do Orçamento, Juciene Cristiano de Sousa, assim como o secretário Nacional da SADC, Nazaré Salvador.