Leilão da Sodiam rende 15,4 milhões de dólares


Luanda - A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) licitou em leilão 36 pedras especiais de diamantes brutos, que permitiu arrecadar 15,4 milhões de dólares.
Neste décimo terceiro leilão de diamantes brutos, que foi realizado quinta-feira última, em Luanda, foram leiloadas pedras das sociedades mineiras do Somiluana, Lulo, Kaixepa, Tchegi, Chitotolo, Luele E Catoca.
De acordo com uma nota divulgada pelo JA Online, as sessões de avaliação decorreram de 05 a 12 do corrente mês, nas instalações da SODIAM E.P, em Luanda, tendo as licitações sido submetidas por via electrónica na plataforma online.
O valor total líquido arrecadado na licitação foi de 15,4 milhões de dólares com a venda de 1.391,7 quilates, resultado superior em 18,5 por cento ao valor esperado.
Os resultados arrecadados deste leilão estão distribuídos pela Somiluana (1,56 milhões de dólares), Lulo (3,5 milhões), Tchegi (1,4 milhões), Chitotolo (2 milhões), Kaixepa (1,4 milhões), Catoca (2,4 milhões) e Luele (3,1 milhões).
Participaram no leilão 41 empresas, representando as principais praças e centros diamantíferos mundiais.
De realçar que o formato actual de leilão, tem obtido cada vez mais confiança das sociedades mineiras e dos compradores, devido a transparência do processo.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da SODIAM, Eugénio Bravo da Rosa, “regista-se alguma melhoria, em termos de procura e de preços, o que acabou de ser confirmado pelo resultado obtido neste leilão, que foi melhor que o previsto".