Um milhão 260 mil contadores pré-pago em instalação no país


Luanda - A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) está a desenvolver um projecto de instalação de um milhão 260 mil contadores pré-pago em todo o país, revelou, esta terça-feira, em Luanda, o administrador para o Planeamento, Energia, Obras e Tecnologia de Informação da empresa, Ezequiel Manuel.
Em declarações à imprensa, adiantou que o projecto tem a duração de 48 meses de execução, dividido em quatro lotes, nomeadamente municípios da Ingombota, Maianga, Rangel, Cacuaco e Cazenga (província de Luanda) e as províncias do Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte.
Salientou que para as três províncias do Leste do país (Moxico, Luanda Sul e Lunda Norte) está prevista a instalação de 319 mil 404 contadores, enquanto, no segundo lote, os municípios de Belas, Kilamba-Kiaxi, Kilamba e Talatona (província de Luanda) vão ser contemplados com 304 mil 921 unidades.
No terceiro lote, abrangendo parte da província de Luanda, assim como as de Icolo e Bengo, Huambo, Bié e Cuanza Sul, está prevista a instalação de 332 e 89 contadores.
O quarto lote vai atender as províncias do Sul e Norte de Angola, com uma instalação de 303 mil 586 contadores.
Deu a conhecer que o valor global de investimento ronda os 211 milhões de dólares, financiados pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
A instalação dos contadores, sublinhou, vai ajudar na melhoria da eficiência operacional da empresa, na questão da segurança na relação com os clientes, na mitigação de litígio referente a dívidas, bem como dimensionar as infra-estruturas de base do sub-sistema.