Cimeira EUA-África: Angola prioriza projectos ligados à segurança alimentar


Luanda - Os projectos ligados à segurança alimentar, em curso no país, vão merecer destaque na 17ª Cimeira de Negócios EUA-África 2025, que Angola irá albergar em Junho, anunciou, quarta-feira, em Luanda, o presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).
Segundo a Angop, Arlindo Rangel intervinha num encontro de parceria, promovido pela AIPEX, no âmbito dos preparativos do evento, tendo detalhado que país vai expor todos os projectos da segurança alimentar, nomeadamente agricultura, saúde, educação, digitalização, agroindústria e infra-estrutura.
Afirmou que a realização da Cimeira em Angola representa o reconhecimento do seu papel na nova geopolítica económica e uma oportunidade concreta para projectar às suas capacidades económicas, ambições e potencialidades das empresas locais ao nível internacional.
A Cimeira, frisou, será igualmente uma plataforma de excelência para promover Angola como destino de investimento seguro e competitivo, bem como estabelecer parcerias económicas e institucionais duradouras.
Arlindo Rangel acrescentou que a Cimeira vai também dar visibilidade às empresas angolanas junto dos investidores e parceiros internacionais, assim como reforçar a presença de Angola no espaço económico africano e global.
Indicou que o Executivo angolano tema uma visão para o desenvolvimento e diversificação económica do país, estando mais aberta ao investimento e orientada à criação de valor nacional, pelo que conta com a participação activa do sector privado, enquanto motor do crescimento e da transformação.
Assistiram ao acto, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, membros do Executivo, representantes do Corpo Diplomático Acreditado em Angola, investidores nacionais e estrangeiros.
A actividade culminou com a assinatura simbólica de declarações de intenções de parceria no quadro da Cimeira EUA-África 2025, a realizar-se de 22 a 25 de Junho, em Luanda.
Co-promovida pela Corporate Council on África (CCA) e o Governo de Angola, a Cimeira Empresarial EUA-África 2025 prevê reunir mais de 1.500 delegados, incluindo Presidente africanos. líderes governamentais e ministros, altos funcionários do Governo dos EUA e líderes empresariais americanos e africanos.