Exportação de petróleo rende cerca de 6,4 mil milhões de dólares


Luanda – O secretário de Estado para Petróleo e Gás, José Barroso, revelou que Angola exportou 85,14 milhões de barris de petróleo bruto, avaliados em cerca de 6,4 mil milhões de dólares, no primeiro trimestre do corrente ano.
Ao apresentar, esta quinta-feira, em Luanda, o balanço preliminar das exportações de petróleo e gás natural naquele período, adiantou que tais resultados representam uma redução de 18 por cento na arrecadação de receitas, comparativamente ao primeiro trimestre do ano passado.
José Barroso deu a conhecer que, relativamente ao volume das exportações, houve uma diminuição de 13,5 por cento, em relação aos últimos três meses do ano transacto, e 9,8 por cento, comparando com o primeiro trimestre de 2024.
Entre Janeiro e Março últimos, a China foi o principal destino das exportações de petróleo, com 63,80 por cento, seguida da Índia (10,29), Indonésia (6,43) e Espanha e Malásia, com 3,40 e 3,22, respectivamente.
Enfatizou que o preço do Brent no mercado internacional apresentou uma trajectória volátil, nos primeiros três meses do corrente ano, com tendência geral de queda, como resultado da retracção da procura internacional, das políticas tarifárias e da expectativa gerada com o aumento das taxas de juro pela Reserva Federal dos Estados Unidos da América.
Apontou igualmente a queda do sector imobiliário na China, associada ao fraco crescimento económico global, a decisão da OPEP+ de aumentar a produção de petróleo e as incertezas nas negociações de cessar-fogo na Ucrânia e na Faixa de Gaza, como outros factores influenciadores dos preços.
Na oportunidade, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Alexandre Garret, revelou que do total de petróleo exportado 24,65 por cento pertence à Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e 16,31 à Sonangol.
As companhias internacionais, nomeadamente a Azule Energy, com 13,44 por cento, a TotalEnergies (11,47), Esso (10,80), SSI (8,81), Equinor (6,83) e Cabgoc, com 5,88, foram as que também contribuíram para as exportações.
Relativamente a exportação de Gás Natural Liquefeito (LNG), Gás de Petróleo Liquefeito (LPG) e condensados registou-se um milhão 112 mil e 89 toneladas métricas, mais 19,27 por cento, face ao período homólogo de 2024, gerando uma receita de 758 milhões 772 mil e 505 dólares.