INCLUSãO FINANCEIRA

BNA submete a consulta pública proposta da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira

Sede do BNA - DR
Sede do BNAImagem: DR

01/04/2025 10h14

Luanda - O Banco Nacional de Angola submeteu, esta segunda-feira, em Luanda, a consulta pública a proposta da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (ENIF), com vista a garantir ampla participação da sociedade na sua elaboração.

A proposta para a consulta pública, que vai decorrer de 31 de Março último a 30 do corrente mês, está disponível nos portais do Governo (https://governo.gov.ao) e da Consulta Pública (www.consultapublica.gov.ao) e nos websites dos organismos de regulação e supervisão do Sistema Financeiro Angolano (www.bna.ao, www.cmc.ao e www.arseg.ao).

A ENIF é um instrumento de política que estabelece as linhas orientadoras destinadas a incrementar os níveis de bancarização e inclusão financeira da população e das pequenas e médias empresas aos produtos e serviços financeiros, com foco na poupança, financiamento e expansão dos serviços financeiros e digitais.

No seu comunicado de imprensa, o BNA esclarece que a implementação da ENIF visa “a expansão da actividade económica e melhoria do bem-estar da população”.

A elaboração da proposta da ENIF contou com o apoio técnico e metodológico do Banco Mundial (BM) e a colaboração de diversos organismos públicos e privados, instituições financeiras e parceiros sociais, visando à mobilização coordenada de esforços para acelerar a inclusão financeira no país, conclui o comunicado do BNA.

Mais lidas


Últimas notícias