DIPLOMACIA
Emirados Árabes Unidos investem mais de dois mil milhões de dólares em Angola

29/04/2025 10h38
Luanda – O embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Salem Al Shamsi, revelou que o seu país investiu mais de dois mil milhões de dólares em vários sectores, em angola.
À saída de uma audiência com a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, Salem Al Shamsi adiantou que há tendência do valor crescer, por existirem cada vez mais empresas árabes interessadas em investir em Angola.
Segundo disse, no encontro foi abordado o estado das relações bilaterais e analisada a possibilidade do reforço da cooperação nos domínios da educação, tecnologia e energias renováveis.
Sublinhou ter abordado com a Vice-Presidente a possibilidade de alargamento da cooperação, em função dos resultados já obtidos, nos domínios portuário, aéreo, energético e agricultura.
O embaixador salientou a experiência do seu país em práticas agrícolas em zonas desérticas e sublinhou que Angola pode beneficiar desse conhecimento, recordando que a segurança alimentar é uma prioridade para todos os Estados e Angola mostra grande interesse em desenvolver o sector.
A visita de uma missão empresarial ao país visa, disse, “valorizar ainda mais a forte amizade e cooperação entre Angola e os Emirados Árabes Unidos”.
Angola e os Emirados Árabes Unidos assinaram, em Dezembro do ano passado, no Dubai, os Termos de Referência para a negociação do Acordo de Parceria Económica Abrangente (CEPA), como um instrumento que faz parte de iniciativas que visam reforçar os laços de cooperação económica e financeira com parceiros estratégicos e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
Uma vez implementado, este acordo irá reduzir ou remover tarifas e barreiras comerciais desnecessárias, melhorar o acesso ao mercado e criar novas plataformas de investimento e colaboração para o sector privado, com base em parcerias mutuamente vantajosas.
Salientou que o seu país tem empresas especializadas em desenvolver agricultura em áreas desérticas ou semi-desérticas, como nas províncias do Cunene e do Namibe.
Recordou que o projecto de criação de camelos na região de Caraculo (província do Namibe) decorre normalmente, existindo já 140 animais, 40 dos quais nascidos em Angola, esperando que, até ao próximo ano, o número ascenda a 200.
Angola e os Emirados Árabes Unidos estabeleceram relações diplomáticas em 1997, e têm registado um significativo crescimento, nos últimos anos, com visitas ao mais alto nível e investimentos nos sectores agrícola, industrial, energias renováveis e infra-estruturas.