Walter Ananás e Yuri da Cunha realizam concerto intimista
02/03/2022 07h44
Os músicos Walter Ananás e Yuri da Cunha uniram-se neste final de semana (dias 26 e 27), num dos restaurantes da cidade de Luanda, para realização de um concerto intimista, que denominaram "Reflexos".
Foram duas noites cheias de ânimo e energia positiva por parte dos artistas, que alegraram todos que estiveram no evento. Nos dois dias, os shows tiveram a duração de duas horas, entre as 21h às 23h. Prodígio e Nga, membros do grupo Força Suprema, amigos chegados de Yuri da Cunha, foram os únicos convidados que subiram ao palco e acompanhados da banda cantaram a música "Playa".
Prodígio aproveitou o momento para enaltecer os feitos dos músicos angolanos, "É um prazer estar no palco com esses dois grandes músicos que muito admiro, a nossa geração vai lutar para conseguir segurar esse legado, não que sejamos melhores, mas tudo faremos para continuar a dar boa música aos angolanos", disse.
Quem também subiu ao palco foi a escritora moçambicana Paulina Chiziane, vencedora do prêmio Camões 2021, não para cantar, mas para uma grande homenagem feita por Yuri, afirmando que após ter vencido o prêmio, ficou surpreendida com uma chamada do Yuri, que se deslocou a Moçambique para a cumprimentar pessoalmente.
Esse é um prémio literário instituído pelo Governos de Portugal e do Brasil em 1988 com vista a estreitar os laços culturais entre os vários países da língua portuguesa. É atribuído aos autores, pelo conjunto da obra, que contribuíram para o enriquecimento do património literário e cultural da língua.
O tamanho prazer que Yuri da Cunha tem por partilhar o palco com Walter Ananás é notório em todos os momentos que ele descreve com bastante relevância, dai surgir o nome do concerto, pois Yuri tem Walter como “Reflexo”." Para muitos não pode ser tão importante, mas é uma grande honra partilhar o palco com o Kota Walter, porque ele é uma pessoa que me influenciou muito e desde o princípio da minha carreira tenho ele como ícone", disse em entrevista à Rede Ginga.
Ao falar para os microfones da Rede Ginga, Walter Ananás afirmou que o evento não fica por aqui, ainda tem muitos shows pela frente, onde a cidade de Benguela será o próximo alvo, tendo partilhado connosco o segredo de sua performance em palco, mesmo com a idade a avançar.
"O segredo é pensar positivo, para mim no final do dia a continuidade e a nossa força depende muito das nossas crenças, ou seja, da fé", afirmou. (Anselmo Gaspar)