Africano Francis Kéré recebe o prémio Pritzker de arquitetura 2022
18/03/2022 05h05
Diébédo Francis Kéré, ou simplesmente Francis Kéré, é o vencedor do prémio Priztker de arquitetura 2022.
Primeiro arquiteto negro a receber o prémio, trabalha em regiões conhecidas por suas adversidades, utiliza materiais locais e constrói obras contemporâneas que o seu valor ultrapassa a própria estrutura, e é conhecido por empoderar e transformar comunidades através do seu processo de arquitetura.
O arquiteto, educador, ativista social nasceu em Burkina Faso em 1965 é radicado em Berlim, na Alemanha, trabalha para “melhorar as vidas e experiências de inúmeros cidadãos em uma região do mundo que por vezes é esquecida”, diz o comunicado do Pritzker.
Detentor do Prémio Aga Khan de Arquitetura em 2004 e autor do Pavilhão Serpentine de 2017, Francis Kéré defende graciosamente a missão do prémio, através de edifícios que demosntarm beleza, modéstia, ousadia e inovação, e pela integridade de sua arquitetura.
"Espero mudar o paradigma, levar as pessoas a sonhar e arriscar. Não é porque você é rico que deve desperdiçar material. Não é porque você é pobre que não deve tentar criar algo de qualidade, [...] Todo mundo merece qualidade, luxo e conforto," disse Francis Kéré.
Filho mais velho do chefe da aldeia e o primeiro da comunidade a frequentar a escola, as primeiras experiências de arquitetura de que se lembra estão ligadas à sua infância.
"Eu cresci em uma comunidade onde não havia jardim de infância, mas onde a comunidade era sua família. Todos cuidavam de você e a vila inteira era o meu parquinho. [...] Lembro-me da sala onde minha avó se sentava e contava histórias, tinha pouca luz e sua voz nos envolvia, convocando-nos a chegar mais perto e formar um lugar seguro. Esta foi minha primeira experiência de arquitetura," relatou Francis Kéré, vencedor do Prémio Pritzker de Arquitetura 2022.
Em 1985, mudou-se para Berlim com uma bolsa de estudos de carpintaria, aprendeu a fazer telhados e móveis durante o dia, enquanto frequentava aulas à noite.
Francis Kéré recebeu uma bolsa de estudos para frequentar a Technische Universität Berlin (Berlim, Alemanha) em 1995, graduando-se em 2004.
O arquiteto ocupa a cadeira inaugural de Projeto de Arquitetura e Participação na Technische Universität München (Munique, Alemanha) desde 2017. É membro honorário do Royal Architectural Institute of Canada (2018) e do American Institute of Architects (2012) e membro oficial do Royal Institute of British Architects (2009).
Outros prémios arrecadados ao longo dos anos incluem Global de Arquitetura Sustentável da Cité de l'Architecture et du Patrimoine (2009), o Prêmio BSI Swiss Architectural (2010); o Global Holcim Awards Gold (2012, Zurique, Suíça), Schelling Architecture Award (2014); Prêmio Memorial Arnold W Brunner em Arquitetura da Academia Americana de Artes e Letras (2017); e a Medalha da Fundação Thomas Jefferson em Arquitetura (2021).
A cerimônia do 44º Prêmio Pritzker em homenagem a Diébédo Francis Kéré será realizada no recém-inaugurado Marshall Building (Londres, Reino Unido), projetado por Grafton Architects, de Farrel e McNamara.