Concurso de kizomba destaca melhores de Angola
Aconteceu neste sábado (23) no Cine São João, em Luanda, o concurso provincial de kizomba.
Com quinze pares de concorrentes, o casal vencedor foi Lípio Domingos e Epifânia André, que levaram para casa 400 mil kwanzas como prémio do primeiro classificado.
Os vencedores da noite têm agora a tarefa de representar o país no concurso internacional de kizomba que vai ocorrer na África do Sul, ainda este ano.
Um dos jurados foi o cantor angolano Eduardo Paim, que com mais outros três, de forma cuidadosa, escolheram do terceiro ao primeiro lugar, elegeram igualmente, a melhor indumentária e quem ganhou foi o par número 14, casal este que do azul esmeralda via-se um detalhe que mostra a identidade cultural africana.
O organizador do espetáculo, Jamaica Negro, disse que a dança kizomba não tem tido espaço no mercado angolano, principalmente os bailarinos, mas um concurso dessa dimensão vem dar vida àqueles que vivem desta arte, que é o gingar.
‘‘A dança kizomba não se tem tido e nem achado, mas tivemos o apoio do Ministério da Cultura e agora é o momento de virar a página e elevar os bailarinos, que muitos deles vivem disso’’, frisou Jamaica Negro, também professor de dança. (SIMÃO PEDRO)