Centro cultural Camões junta Ondjaki e Jordi numa exposição
21/04/2022 07h23
"Para pendurar a palavra Gravidade" é o título da exposição que junta uma vez mais Ondjaki e o fotógrafo espanhol Jordi, no instituto Camões em Luanda.
A exposição, em parceria com a galeria This Is Not a White Cube, faz parte das as comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a celebrar-se a 5 de maio.
Segundo um comunicado de imprensa do Instituto Camões, esta exposição é um estímulo visual pelas imagens de Jordi Burch que desafiam as noções de equilíbrio interno e ordem, acompanhadas ou invadidas pelo desenho das palavras de Ondjaki. Uma dança a dois, onde a presença da imagem se liga simbioticamente à poesia em língua portuguesa, celebrando assim uma língua que une mais de 260 milhões de pessoas em todo o mundo.
A exposição que mistura poesia e fotografia está a ser exibida no centro cultural português em Luanda e vai até o dia 26 de maio deste ano.
Ondjaki (Ndalu de Almeida) é poeta e escritor angolano. Nasceu na cidade de Luanda, em 1977. A sua trajetória artística passa também pela actuação teatral e pela pintura. Licenciou-se em sociologia, doutorado em Estudos Africanos e é membro da União dos Escritores Angolanos.
Jordi Burch é fotógrafo, nasceu em Barcelona em 1979 e passou a viver em Portugal em 1981. Estudou fotografia no Ar.Co– Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, e em 2008 passa a viver entre São Paulo e Lisboa. (Celestina Zola)