Galeria

Galeria


PUBLICIDADE
Publicidade

Conheça a história por trás do hino nacional "Bad B"

Balilson Bcc
Balilson Bcc Imagens: Reprodução/Facebook/Balilson Bcc

Publicado às 04/07/2022 08h54 - Atualizado às 05/07/2022 10h44

O hino nacional Bad B é o afro house mais ouvidos nos últimos dias pelos angolanos, e não só, da autoria de Balilson BCC.

Bad B é o tema da música de Balilson BCC no estilo afro house, é uma homenagem ao seu amigo Bulusinha que foi morto, em circunstâncias ainda não esclarecidas.

A música foi escrita em 2021 e era apenas para o amigo Bulusinha, mas viralizou no mês de junho com a publicação do vídeo na internet. Resultado disso foi para as partilhas e caiu na boca do povo. Balilson BCC já começou a participar em grandes eventos que envolvem música na cidade de Luanda.

Mas vamos voltar à letra da música. Tem um trecho que chama bastante atenção. Estamos perante a música que exprime um desabafo, uma denúncia pública e uma possível revanche.

Apesar de ser uma música dançante com um ritmo envolvente, passa uma mensagem, um recado.
Eis o trecho: “não mataram cabrito, não mataram mosquito, mataram o Bulusinha com a faca de cozinha. Quem matou vamos lhe morrer.”

Quem conhece a linguagem calão que é falada em alguns bairros periféricos de Luanda, sabe exactamente o significado dessa frase.

Bem no final da música, clama-se por justiça pela morte de um jovem. Talvez por isso, faz tanto sucesso porque retrata o que tem acontecido nas rixas entre grupos de jovens, em Angola, principalmente na capital do país, Luanda.

Ao Balilson BCC e aos outros amigos do Bad B espera-se que o ocorrido sirva de reflexão para que situações do género não voltem a acontecer. E a todos os outros adolescentes e jovens que pertencem a grupos com esse cariz, procurem outra forma de se reinventar e viver. (Marília Cavungo)

Publicidade

ÚLTIMAS

    PUBLICIDADE
    Publicidade