Geral

Geral


PUBLICIDADE
Publicidade

Caso Lussaty: começa o Julgamento milionário

Major Lussati: sob investigação
Major Lussati: sob investigação Imagens: Reprodução

Publicado às 29/06/2022 06h34

Começou ontem (28), o Julgamento do caso “Major Lussaty”, na 3ª secção dos crimes comuns do Tribunal de Comarca de Luanda.

Por causa do elevado número de réus (49), dos seus mandatários judiciais e testemunhas arroladas ao processo, a sessão será realizada, no Centro de Convenções de Talatona.

Um ano depois da sua detenção, o major "milionário" ligado à antiga Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Lussaty, é tido como suposto cérebro de um grupo que lesou o Estado angolano em avultados milhões de dólares, euros e kwanzas.

Os 49 arguidos são acusados da prática de 13 crimes, entre os quais peculato, associação criminosa de forma continuada, recebimento indevido de vantagens, abuso de poder e participação económica em negócio.
Entre os declarantes estão os generais, Hélder Vieira Dias "Kopelipa", Serqueira João Lourenço, Eusébio de Brito Teixeira, João Chindande, Inocêncio Yoba e Higino Carneiro.

O deputado à Assembleia Nacional Pedro Mutindi, uma alta figura do MPLA, faz igualmente parte da lista dos declarantes.

No passado dia 09, o Chefe de Estado, João Lourenço, disse em conferência de imprensa que o conhecido "caso Pedro Lussaty" mexeu com a estrutura do Palácio Presidencial pelo facto dos envolvidos serem militares ligados à sua Casa de Segurança. (Custódio Jacinto)

Publicidade

ÚLTIMAS

    PUBLICIDADE
    Publicidade