Geral

Geral


PUBLICIDADE
Publicidade

Justiça espanhola encerra a investigação sobre José Eduardo dos Santos

José Eduardo dos Santos
José Eduardo dos Santos Imagens: Reprodução/RNA

Publicado às 06/10/2022 07h55

A justiça espanhola encerrou a investigação sobre a morte do ex-presidente da República, José Eduardo dos Santos ao concluir que o facto terá acontecido por causas naturais.

O caso foi encerrado por decisão do tribunal de Barcelona divulgada esta terça-feira.

A decisão do tribunal confirma os dados iniciais da autópsia anteriormente realizada.

A investigação judicial foi iniciada depois de uma queixa de alguns dos filhos do ex-presidente de Angola, que alegavam que José Eduardo dos Santos podia ter morrido por negligência durante os cuidados médicos prestados pelo médico pessoal e pela esposa, Ana Paula dos Santos.

Os advogados dos filhos mais velhos do ex-presidente de Angola, apresentaram, em julho, uma queixa criminal que incluía possíveis crimes de "omissão do dever de socorro" e de "revelação de segredos".

Em Agosto, a justiça espanhola concluiu que José Eduardo dos Santos morreu de causas naturais e determinou a entrega do cadáver à viúva, facto que possibilitou a transladação dos restos mortais de José Eduardo dos Santos, e, no dia 28 de mesmo mês, a realização do funeral do ex-chefe de Estado angolano que liderou os destinos do país por cerca de 39 anos.

José Eduardo dos Santos morreu no dia 8 de Julho de 2022, aos 79 anos, na cidade de Barcelona, Reino de Espanha. (JM)

Publicidade

ÚLTIMAS

    PUBLICIDADE
    Publicidade