Por Redacção
Luanda – O edifício 41 localizado na Avenida Comandante Valódia, nas imediações do Kinaxixi, em Luanda, desabou na madrugada deste sábado. Até o momento não há confirmações a respeito de vítimas. Mais de 150 efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) estão no local a remover os escombros do prédio de seis andares.
O Governo Provincial de Luanda (GPL), num post publicado na sua página do Facebook, afirma que uma avaliação preliminar do estado do edifício feita pelas autoridades permitiu a evacuação atempada das 18 famílias, que se encontram alojadas numa unidade hoteleira.
Há relatos de que existem pessoas sob os escombros. O jovem Igor Sousa, que falou com jornalistas no local na manhã de hoje, conforme mostrou o site Platinaline, contou que esteve no edifício uma hora antes do desabamento para retirar os documentos de um familiar e garantiu que alguns moradores não conseguiram sair do prédio antes da tragédia.
O governador da província de Luanda, Manuel Homem, foi ao local acompanhar os trabalhos de remoção dos escombros.
Segundo reportagem da Angop, o porta-voz do SPCB de Luanda, Superintendente Felix Domingos, confirma que os moradores dos dois edifícios foram evacuados atempadamente.
O oficial pede aos moradores dos edifícios vizinhos no sentido de retirarem as viaturas no local devido ao risco de incêndios por causa de combustível das viaturas nos escombros e botijas de gás butano.
Os moradores do edifício desabado estão alojados no Hotel DB, de propriedade do empresário Mário Durão, segundo informação do Platinaline.