Angola e Egipto reforçam cooperação bilateral com dois novos acordos
Luanda – A República de Angola e a República Árabe do Egipto assinaram hoje, em Luanda, dois Memorandos de Entendimento, sendo um sobre cooperação em matérias de Segurança e Ordem Pública e outro sobre Assistência Técnica para exploração de Águas Subterrâneas.
A assinatura decorreu no Palácio Presidencial, numa cerimónia testemunhada pelo Presidente da República, João Lourenço, e o homólogo egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, que está na capital angolana desde terça-feira, em visita oficial de 2 dias.
Os ministros do Interior de Angola, Eugénio Laborinho, e das Relações Exteriores do Egipto, Sameh Shoukry, rubricaram o Memorando de Entendimento sobre Segurança e Ordem Pública.
Pela parte egípcia, Sameh Shoukry rubricou também o documento sobre a Assistência Técnica para exploração de Águas Subterrâneas, enquanto o ministro da Energia e Águas João Baptista Borges assinou pela parte angolana.
Cooperação Entre Angola e Egipto
Angola e o Egipto formalizaram a 26 de Março de 1987 a assinatura, em Luanda, do Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica e Técnica, e existe grande interesse dos dois países em incrementar a cooperação nos domínios de economia, comércio, indústria, educação, energia e águas, banca e finanças, agricultura e pescas, segundo ANGOP.
Angola e Egipto estão engajados, também, na preparação da primeira sessão da Comissão Bilateral, que deverá avaliar a cooperação e estabelecer o processo de implementação dos instrumentos jurídicos em vigor e identificar novas áreas de intercâmbio.