Governo

Governo


PUBLICIDADE
Publicidade

Memorando de Entendimento com Egipto abrange todos sectores do Ministério do Interior

Memorando de Entendimento com Egipto abrange todos os ramos policiais de Angola
Memorando de Entendimento com Egipto abrange todos os ramos policiais de Angola Imagens: PNA

Redacção

Publicado às 08/06/2023 10h06 - Atualizado às 08/06/2023 10h18

Luanda - O ministro do Interior, Eugénio Laborinho revelou que o Memorando de Entendimento, que a Repúblicas de Angola assinou com a República Árabe do Egipto no domínio da segurança e ordem pública, é transversal a todos órgãos adstritos ao pelouro que dirige.

Falando à imprensa, após a assinatura do referido instrumento jurídico, no dia 6 de Junho, em Luanda, o ministro detalhou que o Memorando é global e vai abranger a polícia nacional, segurança pública, investigação criminal, laboratórios forenses, serviços de migração e estrangeiros, penitenciários e de protecção civil e bombeiros.

O governante acrescentou que o Egipto vai partilhar também com Angola a sua experiência no domínio da mobilidade e segurança rodoviária. 

Nesse capítulo Angola quer contar com do Egipto para reduzir os números da sinistralidade rodoviária, que, em 2022, viu o número de acidentes aumentar para 13.360 e causou a morte de 2.999 cidadãos de acordo com a polícia nacional.

Eugénio Laborinho e o ministro das Relações Exteriores do Egipto, Sameh Shoukry, rubricaram o convénio, na “Cidade Alta”, numa cerimónia testemunhada pelo Presidente da República, João Lourenço, e pelo seu homólogo egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, no quadro da sua visita oficial a Angola.

Angola e o Egipto formalizaram as relações de cooperação bilateral político-diplomática, a 26 de Março de 1987, em Luanda, por via da assinatura, do Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica e Técnica.

 

 

Publicidade

ÚLTIMAS

    PUBLICIDADE
    Publicidade