POLíCIA NACIONAL

Memorando de Entendimento com Egipto abrange todos sectores do Ministério do Interior

Memorando de Entendimento com Egipto abrange todos os ramos policiais de Angola - PNA
Memorando de Entendimento com Egipto abrange todos os ramos policiais de AngolaImagem: PNA

08/06/2023 10h06

Luanda - O ministro do Interior, Eugénio Laborinho revelou que o Memorando de Entendimento, que a Repúblicas de Angola assinou com a República Árabe do Egipto no domínio da segurança e ordem pública, é transversal a todos órgãos adstritos ao pelouro que dirige.

Falando à imprensa, após a assinatura do referido instrumento jurídico, no dia 6 de Junho, em Luanda, o ministro detalhou que o Memorando é global e vai abranger a polícia nacional, segurança pública, investigação criminal, laboratórios forenses, serviços de migração e estrangeiros, penitenciários e de protecção civil e bombeiros.

O governante acrescentou que o Egipto vai partilhar também com Angola a sua experiência no domínio da mobilidade e segurança rodoviária. 

Nesse capítulo Angola quer contar com do Egipto para reduzir os números da sinistralidade rodoviária, que, em 2022, viu o número de acidentes aumentar para 13.360 e causou a morte de 2.999 cidadãos de acordo com a polícia nacional.

Eugénio Laborinho e o ministro das Relações Exteriores do Egipto, Sameh Shoukry, rubricaram o convénio, na “Cidade Alta”, numa cerimónia testemunhada pelo Presidente da República, João Lourenço, e pelo seu homólogo egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, no quadro da sua visita oficial a Angola.

Angola e o Egipto formalizaram as relações de cooperação bilateral político-diplomática, a 26 de Março de 1987, em Luanda, por via da assinatura, do Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica e Técnica.

 

 

Mais lidas


Últimas notícias