APOIO A PALESTINA

Egipto e Jordânia reafirmam apoio total à causa palestiniana

Rei Abdullah, da Jordânia II, e o Presidente do Egipto, Abdel Fattah al-Sisi - DR
Rei Abdullah, da Jordânia II, e o Presidente do Egipto, Abdel Fattah al-SisiImagem: DR

16/08/2023 15h16

Cairo - O Presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi e o Rei Abdullah da Jordânia afirmaram na segunda-feira o seu “total apoio” ao Presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e instaram Israel a cumprir as suas obrigações de acordo com o direito internacional e a honrar todos os acordos assinados com os palestinianos.

Encontrar uma solução adequada para a causa palestiniana e alcançar uma paz justa e abrangente é uma "opção estratégica e um requisito regional e internacional”, disseram os três líderes num comunicado conjunto após a Cimeira tripartida na cidade egípcia de El Alamein.

A Cimeira teve lugar numa altura em que decorrem conversações sobre um possível acordo de normalização das relações entre Israel e a Arábia Saudita.

No comunicado, Sisi, Abdullah e Abbas não fizeram nenhuma referência directa das informações postas a circular sobre os esforços dos EUA para intermediar um acordo entre Telaviv e Riade.

Os dois líderes enfatizaram a "adesão” à Iniciativa de Paz Árabe de 2002, no entanto, que estipula que os Estados árabes normalizariam as suas relações com Israel somente após a retirada completa das linhas pré-estabelecidas de 1967 e o estabelecimento de um estado palestiniano independente e soberano com Jerusalém como capital.

No passado, a liderança palestina acusou os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e o Sudão de violar os termos da Iniciativa de Paz Árabe ao chegar ao normalizarem relações separadas com Israel.


Mais lidas


Últimas notícias