Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

BRICS pode ser elemento-chave para uma ordem mundial multipolar

Putin considera BRICS elemento-cheve para a nova ordem mundial multipolar
Putin considera BRICS elemento-cheve para a nova ordem mundial multipolar Imagens: DR

Redacção

Publicado às 08h56 12/07/2024 - Actualizado às 08h57 12/07/2024

São Petersburgo - O presidente russo Vladimir Putin, afirmou, quinta-feira, que o BRICS é um dos elementos-chave da nova ordem mundial que leva em conta os interesses de todos os Estados.

"O BRICS é um dos elementos-chave da ordem mundial multipolar emergente, que reflete cada vez mais os interesses e as aspirações dos Estados do Sul e do Oriente”, disse Putin durante o seu discurso no 10º Fórum Parlamentar desse bloco económico, que decorre nos dias 11 e 12 de Junho, em São Petersburgo.

“Estamos abertos a fortalecer a cooperação com todos os países que expressarem interesse nas actividades do grupo, estamos engajados num diálogo activo no formato BRICS plus/outreach e estamos trabalhando para estabelecer uma categoria de Estados parceiros."

O líder Russo destacou que o objectivo da actual presidência da Rússia na associação é criar condições favoráveis para o desenvolvimento progressivo de todos os seus integrantes.

Vladimir Putin relembrou que já existem 10 países do BRICS, cada um dos quais com suas próprias culturas e tradições; e cada um deles implementa seu próprio modelo de desenvolvimento socioeconómico e político.

O presidente garantiu que a Rússia está fazendo todos os esforços para garantir que os novos membros sejam efetivamente integrados em todos os mecanismos multidisciplinares do grupo.

Após o discurso, no salão de negociações do Palácio Tavrichesky, Vladimir Putin teve uma reunião com Zhao Leji, Presidente do Comité Permanente do Congresso Nacional do Povo da China.

À margem do fórum, o líder russo teve uma reunião separada com Mohammad-Bagher Ghalibaf, presidente da Assembleia do Conselho Islâmico do Irão, que durante o encontro assegurou que o seu país está a trabalhar para se tornar membro de pleno direito.

Durante o fórum, Tulia Ackson, Presidente da União Interparlamentar (UIP) e Presidente da Assembleia Nacional da Tanzânia, disse que a UIP está pronta para ajudar na criação de um grupo separado do BRICS+ em sua plataforma.

O Azerbaijão também expressou interesse em se tornar membro pleno do BRICS, de acordo com a Presidente do Parlamento azerbaijano, Sahiba Gafarova, ao discursar na sessão plenária do fórum.

A presidente do Conselho da República da Assembleia Nacional de Belarus, Natalia Kochanova, disse que a Organização para Cooperação de Xangai (OCX) e o BRICS têm tudo o que é necessário para se tornar a base de uma nova ordem mundial justa.

São membros de pleno direito dos BRICS, África do Sul, Brasil, Rússia, Índia e China, enquanto o Egipto, Etiópia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irão foram integrados nesse bloco por decisão tomada pela Cúpula, na sua reunião realizada em Joanesburgo, em Agosto de 2023.

PUBLICIDADE