Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Joe Biden desiste da corrida às eleições presidenciais nos EUA

Joe Biden, Presidente dos EUA
Joe Biden, Presidente dos EUA Imagens: Divulgação

Redacção

Publicado às 20h21 21/07/2024 - Actualizado às 20h21 21/07/2024

Luanda - O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, desistiu da recandidatura ao cargo, enquanto candidato dos Democratas, foi anunciado hoje, domingo, pela imprensa internacional.

A fonte sublinha que Biden expressou ainda, numa publicação posterior, o seu apoio a Kamala Harris, sua vice-presidente, encarada como um dos nomes fortes para protagonizar agora a corrida presidencial pelos democratas.

"E embora tenha sido minha intenção procurar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país que desista e me concentre exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como Presidente durante o resto do meu mandato", pode ler-se num anúncio feito este domingo numa publicação da rede social X.

É a decisão tomada na sequência das crescentes pressões de que Joe Biden vinha sendo alvo para desistir, devido as preocupações com o seu estado de saúde.

Em reacção a decisão tomada pelo Presidente norte-americano, o candidato republicano, Donald Trump, considera que vai ser mais fácil vencer Kamala Harris do que Joe Biden, indica a CNN.

Minutos depois do anúncio de Joe Biden, o antigo Presidente Donald Trump descreveu Biden como "de longe o pior presidente de sempre na história do nosso país".

Embora ainda não seja claro quem irão nomear os democratas, Trump reconheceu que seria mais fácil vencer a vice-presidente Kamala Harris do que Biden.

No sábado, no primeiro comício após ter sido alvejado, Trump também atacou Kamala Harris. Chegou mesmo a perguntar à plateia em quem preferiam votar: se em Kamala Harris ou no "desonesto".

 

PUBLICIDADE