África

África


PUBLICIDADE

Moçambique e China querem consolidar cooperação parlamentar

Parlamentares moçambicanos saúdam Governo da China
Parlamentares moçambicanos saúdam Governo da China Imagens: DR

Redacção

Publicado às 10h37 22/07/2024 - Actualizado às 11h16 22/07/2024

Pequim - Os Parlamentos de Moçambique e da China querem aprofundar e fortafecer as históricas relações de amizade e cooperação.

Para o efeito, a Comissão das Relações Internacionais, Cooperação e Comunidades da Assembleia da República esteve na China, semana recentemente, para uma troca de experiências com a sua congénere daquele país.

A presidente da Comissão, Catarina Dimande António, que chefiou a delegação parlamentar, partilhou a situação política, social e económica do nosso país. O momento serviu também para passar em revista o estágio dos projectos de desenvolvimento que envolvem Moçambique.

A delegação saudou igualmente o Governo da China pela implementação das iniciativas globais no âmbito da materialização do conceito Global com Futuro, nomeadamente: Iniciativas de Cinturão e Rota, de desenvolvimento, de segurança e de civilização global.

No país, os projectos planificados no âmbito da iniciativa Cinturão e Rota estão avaliados em mais de vinte milhões de dólares.

Na China, a Comissão reuniu-se com a Direcção da Embaixada de Moçambique e foi informada sobre a situação da comunidade moçambicana.

Catarina Dimande António explicou que a Comissão auscultou a Direcção da Associação dos Estudantes Moçambicanos na China e visitou algumas empresas de Telecomunicações que operam no nosso País.

PUBLICIDADE