Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Papa Francisco apela à trégua olímpica para países em guerra

Papa Francisco
Papa Francisco Imagens: AFP

Redacção

Publicado às 12h22 22/07/2024 - Actualizado às 12h22 22/07/2024

Luanda - O Papa Francisco expressou, domingo, a esperança de que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris sejam uma oportunidade para os países em guerra respeitarem a antiga tradição grega e estabelecerem uma trégua.

"De acordo com a tradição antiga, que os Jogos Olímpicos sejam uma oportunidade para estabelecer tréguas nas guerras, demonstrando uma vontade sincera de paz”, disse o Papa durante a oração do Angelus na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano.

Realçou ainda que o desporto também tem "um grande poder social, capaz de unir pacificamente pessoas de diferentes culturas”.

A cerimónia de abertura da 33.ª edição dos Jogos Olímpicos terá lugar em Paris no dia 26 deste mês, com a participação de 205 delegações de atletas, entre as quais de Angola, que vão desfilar em mais de 80 barcos no rio Sena.

"Espero que este evento possa ser um sinal do mundo inclusivo que queremos construir e que os atletas, com o seu testemunho desportivo, possam ser mensageiros da paz e modelos valiosos para os jovens”, acrescentou.

O Papa pediu aos fiéis para rezarem pela paz, recordando os conflitos que estão a ocorrer em todo o mundo.

PUBLICIDADE