Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Morre Silvio Santos, um dos maiores comunicadores da história da TV brasileira

O apresentador Silvio Santos, fundador do SBT
O apresentador Silvio Santos, fundador do SBT Imagens: Divulgação

Redacção

Publicado às 15h04 17/08/2024 - Actualizado às 16h37 17/08/2024

O apresentador brasileiro Silvio Santos, dono do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), morreu aos 93 anos neste sábado (17/08). A informação foi publicada pela emissora nas redes sociais. O empresário estava internado em um hospital particular de São Paulo desde o início do mês depois de complicações provocadas pela H1N1.

Um dos ícones da televisão brasileira, Silvio Santos – cujo nome de batismo era Senor Abravanel – nasceu a 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Filho de pais de origem judia, foi o mais velho de cinco irmãos e, ainda adolescente, começou a trabalhar como vendedor ambulante nas ruas da então capital federal brasileira.

Seis décadas de televisão

Fundador de um dos maiores grupos de comunicação do Brasil, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Silvio Santos era um rosto conhecido no país desde o início dos anos 1960, quando passou a apresentar o programa “Vamos brincar de forca?”, na emissora TV Paulista. Mais tarde a atração recebeu o nome pela qual atravessaria décadas, “Programa Silvio Santos”.

Sua carreira deu um novo salto a partir de 1966, quando o jornalista e empresário Roberto Marinho adquiriu a TV Paulista e a integrou à TV Globo. Mantido no canal, Silvio Santos viu a audiência de seu programa crescer, o que o transformou em um dos principais nomes da emissora.

Na década seguinte, quando ainda era apresentador da TV Globo, começou a alimentar o sonho de ter seu próprio canal de televisão. O primeiro passo dessa investida foi a compra de 50% das acções da TV Record.

Carreira como empresário

Em 1975, o então presidente Ernesto Geisel outorgou a Silvio Santos o canal 11, do Rio de Janeiro, e, seis anos depois, o empresário recebeu a licença para operar o canal 4 de São Paulo. Dessas duas emissoras nasceria, em 1981, o SBT, que em poucos anos se consolidaria como um dos principais grupos de comunicação do país.

Só para dar uma ideia, em 2022, segundo dados da própria empresa, o grupo SBT controlava 114 emissoras no Brasil e cobria 70 milhões de lares, com 24 horas de programação e participação de 13% em audiência na Grande São Paulo e 12% da audiência do país, com base em dados do instituto de pesquisas Kantar IBOPE Media.

Além do SBT, Silvio Santos também fundou outras empresas ao longo sua trajectória, como o Baú da Felicidade, a rede de cosméticos Jequiti e a Liderança Capitalização, que administra a Tele Sena. Silvio também foi dono do banco Panamericano, que teve de vender, em 2021, depois que foi descoberto um rombo nas contas da instituição, provocado por fraudes entre 2006 e 2010. 

PUBLICIDADE