Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Vladimir Putin declara apoio a candidatura de Kamala Harris

Vladimir Putin declara apoio a candidatura de Kamala Harris
Vladimir Putin declara apoio a candidatura de Kamala Harris Imagens: DR

Redacção

Publicado às 08h32 06/09/2024

Washington - O Presidente russo, Vladimir Putin, prometeu, quinta-feira, o seu “apoio” à candidata democrata Kamala Harris, actual vice-presidente dos Estados Unidos, nas eleições presidenciais norte-americanas, previstas para 05 de Novembro, segundo a CNN internacional.

“O nosso ‘favorito’, se é que lhe podemos chamar assim, era o actual presidente, o senhor [Joe] Biden. Mas foi afastado da corrida e ele recomendou a todos os seus eleitores que apoiassem a Sra. Harris. Por isso, vamos fazê-lo – vamos apoiá-la”, disse Putin num Fórum Económico Oriental, em Vladivostok. “Ela ri-se de forma tão expressiva e contagiante que isso significa que está bem.”

Putin criticou ainda o ex-presidente e actual candidato republicano Donald Trump por impor “tantas restrições e sanções contra a Rússia como nenhum outro presidente jamais introduziu antes dele”.

Os comentários de Putin surgem na sequência de sanções abrangentes anunciadas pela Administração Biden para combater um esforço de desinformação apoiado pelo Governo russo para influenciar as eleições de 2024 e impulsionar a candidatura de Trump.

E, apesar do apoio vocal do líder russo aos democratas, a vice-procuradora-geral dos EUA, Lisa Monaco, disse na quarta-feira que três empresas russas – sob a direcção de Putin – usaram perfis falsos para promover narrativas falsas nas redes sociais.

Documentos internos produzidos por uma destas empresas russas mostram que um dos objectivos do esforço de propaganda era apoiar a candidatura de Trump ou de quem emergiu como o candidato republicano à presidência, de acordo com um depoimento do FBI.

Na quarta-feira passada, as autoridades americanas acusaram a Rússia de ingerência eleitoral, e tomaram medidas, incluindo processos penais e sanções, por estas tentativas de “influenciar” o resultado das eleições presidenciais de 5 de Novembro entre Harris e o antigo Presidente Donald Trump.
Casa Branca adverte Putin para deixar de imiscuir-se nas eleições presidenciais dos EUA

A Casa Branca instou hoje o Presidente russo, Vladimir Putin, a "parar de imiscuir-se" nas eleições presidenciais norte-americanas, depois deste ter sarcasticamente declarado o seu "apoio" à candidata democrata, Kamala Harris.

"As únicas pessoas que devem determinar quem será a ou o próximo Presidente dos Estados Unidos são os norte-americanos, e nós apreciaríamos imenso que o senhor Putin, em primeiro lugar, parasse de falar das nossas eleições e, em segundo lugar, parasse de imiscuir-se nelas", declarou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, à comunicação social.

A declaração de Putin sobre o seu "apoio" a Harris nas presidenciais de Novembro próximo surgiu um dia depois dos EUA ter formulado acusações de ingerência eleitoral russa em anteriores eleições nos Estados Unidos e na Europa, alegações prontamente refutadas pela Rússia na quarta-feira, segundo a imprensa americana.

 

PUBLICIDADE