AQUECIMENTO GLOBAL

Verão de 2024 entra para a história como o mais quente de sempre

Verão de 2024 entra para a história como o mais quente já medido na Terra - DR
Verão de 2024 entra para a história como o mais quente já medido na TerraImagem: DR

06/09/2024 08h39

Bruxelas - As temperaturas médias globais durante os três meses de verão (Junho, Julho e Agosto) foram as mais altas já registadas no planeta, ultrapassando o recorde de 2023, noticiou hoje a CNN internacional, citando informações divulgadas nesta sexta-feira pelo Observatório Europeu Copernicus.

“Estes últimos três meses, o planeta viveu os meses de Junho e Agosto mais quentes, o dia mais quente e o verão mais quente do hemisfério norte”, disse a chefe adjunta do serviço de Alterações Climáticas Copernicus (C3S), num relatório mensal.

“Esta série de registos aumenta a probabilidade de 2024 ser o ano mais quente alguma vez registado”, novamente à frente de 2023, acrescentou.

Vários países como Espanha, Japão, Austrália e várias províncias da China anunciaram esta semana terem medido níveis históricos de calor relativos ao mês de Agosto.

A nível global, Agosto de 2024 vai igualar o recorde de temperatura para o mesmo mês estabelecido em 2023, ou seja, 1,51 graus Celsius (°C) acima da média do clima pré-industrial (1850-1900), ou seja, acima do limiar de 1,5°C que constitui o objetivo mais ambicioso do acordo de Paris de 2015.

O Copernicus é o Programa de Observação da Terra da União Europeia, que analisa o planeta e o seu ambiente, a partir de informações baseadas na observação da Terra por satélite e dados não espaciais.

Mais lidas


Últimas notícias