ELEIçõES
Primeiro debate presidencial entre Donald Trump e Kamala Harris
10/09/2024 08h09
Nova Iorque - A vice-presidente dos Estados Unidos da América, Kamala Harris, está a preparar-se para uma performance marcante no debate contra Donald Trump, que acontece esta terça-feira, em Filadélfia, segundo membros da sua campanha citados pela imprensa norte-americana.
O jornal Financial Times afirma que o confronto será o primeiro entre Harris e Trump, e pode ser o único, já que nenhum outro debate foi agendado, até as eleições, em Novembro próximo.
De acordo com uma pesquisa do New York Times-Siena, Trump lidera a disputa por um ponto percentual, após semanas em que a vantagem de Harris vinha se mantendo em cerca de 2,9 pontos percentuais.
Segundo análise da imprensa internacional, os dados revelam que o impacto da convenção democrata em Chicago, realizada recentemente, não foi suficiente para impulsionar a vice-presidente, que agora encara o desafio de reverter essa tendência e reacender a corrida à Casa Branca.
O Jornal The Times sublinha que, esta terça-feira, será a primeira vez que Trump e Harris – candidatos pelos partidos republicano e democrata, respectivamente – irão partilhar o mesmo palco, já que os dois nunca se conheceram pessoalmente.
A TV Aljazeera diz que um dos maiores desafios para Harris será apresentar-se de forma convincente ao público, especialmente aos eleitores que ainda não estão familiarizados com as suas propostas e visões.
Apesar de sua trajetória como procuradora-geral da Califórnia e senadora, Harris ainda é menos conhecida do que Trump, que já foi presidente dos Estados Unidos e tem uma longa trajetória na política e no entretenimento.
A vice-presidente precisará utilizar o debate para apresentar as suas propostas de forma clara, ao mesmo tempo em que se diferencia de Trump, que tende a utilizar um estilo mais provocativo e bombástico.
O cenário eleitoral de 2024 já passou por diversas reviravoltas, sendo a mais notável o colapso da campanha de reeleição de Joe Biden, após o seu desempenho negativo num debate com Trump, em Junho passado.
Agora, com Harris assumindo o papel de candidata democrata, há uma grande expectativa em relação a como ela se comportará num embate directo com o ex-presidente.
Desafios de Harris e a expectativa do eleitorado
Ainda de acordo com o Financial Times, a principal tarefa de Harris será definir a sua candidatura de forma a destacar uma visão de futuro, enquanto explora as fraquezas de Trump.
Muitos estrategas democratas acreditam que ela deve focar-se em apresentar um plano claro de mudanças para o país, evitando ficar presa em defesas da administração de Joe Biden, que enfrenta críticas em áreas como economia e imigração.
Harris escolheu a cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, para se preparar para o debate, num local simbólico, pois o estado de Pensilvânia será decisivo para o resultado das eleições.
A estratégia da vice-presidente, segundo os seus assessores de campanha, é apresentar uma mensagem de união e superação das divisões do país, um tema que tem sido central nos seus discursos.
Ela vem destacando a necessidade de "virar a página da divisão" e "traçar um novo caminho" para o futuro dos Estados Unidos.
Ainda que Harris seja conhecida por ser uma boa debatedora, a tarefa de enfrentar Trump pode se mostrar mais complicada do que o esperado.
Ed Rendell, ex-governador democrata da Pensilvânia, afirmou que Harris precisa evitar ser provocada pelo ex-presidente, que muitas vezes utiliza táticas agressivas para desestabilizar os seus oponentes.
Rendell enfatizou que os eleitores querem ver uma candidata que possa "se manter firme", especialmente por ser uma mulher numa posição de liderança.