RELAçõES BILATERAIS
Tensão entre Espanha e Venezuela pode resultar em crise diplomática
13/09/2024 18h40
Caracas - Tensão entre Espanha e Venezuela pode resultar numa crise diplomática depois do governo venezuelano ter convocado, nesta sexta-feira, a sua embaixadora na capital espanhola para consultas, segundo a Agência France Press.
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, anunciou nas redes sociais a decisão de "convocar para consultas" a embaixadora em Madrid, Gladys Gutiérrez, em resposta às declarações da ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, que chamou o governo de Nicolás Maduro de "ditadura" durante a apresentação de um livro em Madrid.
Yván Gil também informou que "convocou" o embaixador espanhol em Caracas, Ramón Santos, a comparecer nesta sexta-feira à sede do Ministério das Relações Exteriores, e descreveu as palavras da ministra da Defesa como "insolentes, intervencionistas e grosseiras".
A tensão na relação Espanha-Venezuela aumentou nos últimos dias, depois que o candidato da oposição venezuelana Edmundo González Urrutia chegou ao país europeu no domingo para solicitar asilo.
Na quarta-feira, o Congresso da Espanha, por iniciativa da oposição conservadora, aprovou uma medida que pede ao governo do primeiro-ministro Pedro Sánchez que reconheça González Urrutia como vencedor das eleições de 28 de Julho contra Maduro.
O presidente do Parlamento venezuelano, Jorge Rodríguez, respondeu com a proposta de rompimento dos vínculos diplomáticos, consulares e comerciais.