JUSTIçA
Venezuela emite mandado de detenção do presidente da Argentina
19/09/2024 08h11
Caracas -O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, anunciou, quarta-feira, que pedirá à Justiça venezuelana um mandado de prisão contra o presidente da Argentina, Javier Milei, pelo confisco de um avião de carga venezuelano em Buenos Aires.
A agência de notícias AFP refere que o pedido se estende a irmã do líder argentino e secretária-geral da Presidência, Karina Milei, e a ministra da Segurança, Patricia Bullrich.
O procurador-geral declarou também que abrirá uma investigação sobre supostas violações dos direitos humanos cometidos pelas forças de segurança argentinas durante protesto no país.
Anúncio do procurador-geral venezuelano acontece um dia depois de uma ONG e promotores federais argentinos solicitarem a prisão do presidente venezuelano, Nicolás Maduro e de outros funcionários do seu governo, como parte de um processo por crimes contra a humanidade.
O pedido foi feito por Tomás Farini Duggan, advogado da organização Fórum Argentino para a Defesa da Democracia (FADD), e pelos promotores federais Carlos Stornelli e José Agüero Iturbe, no caso aberto por crimes contra a humanidade na Venezuela, de acordo com a declaração compartilhada com a AFP.