Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Coreia do Sul alerta para possível ensaio nuclear da Coreia do Norte

Coreia do Sul alerta para possível ensaio nuclear da Coreia do Norte
Coreia do Sul alerta para possível ensaio nuclear da Coreia do Norte Imagens: DR

Redacção

Publicado às 06h31 13/10/2024

Seul - A Coreia do Norte poderá vir a efetuar "grandes provocações", como um teste nuclear e um teste de um míssil de longo alcance, antes das eleições norte-americanas, segundo o Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol.

Yoon Suk Yeol afirmou, sábado, que a recente inauguração de uma instalação nuclear por parte da Coreia do Norte constituía muito provavelmente uma tentativa de chamar a atenção de Washington no período que antecede as eleições de 5 de novembro.

"A Coreia do Norte parece ter inaugurado recentemente as suas instalações nucleares a fim de chamar a atenção dos Estados Unidos e da comunidade internacional no período que antecede as eleições presidenciais americanas, e é provável que a Coreia do Norte leve a cabo provocações adicionais, tais como testes nucleares e lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais", afirmou Yoon.

As preocupações com a Coreia do Norte aumentaram nas últimas semanas, com o país a revelar uma instalação secreta de enriquecimento de urânio, a prometer construir mais armas nucleares e a continuar os seus testes de mísseis provocadores.

Na semana passada, o líder norte-coreano Kim Jong Un ameaçou destruir a Coreia do Sul com as suas armas nucleares, caso fosse provocado.

Muitos especialistas estrangeiros afirmam que a Coreia do Norte espera, eventualmente, utilizar um arsenal nuclear alargado como alavanca para obter concessões externas, como o alívio das sanções, após a eleição de um novo presidente dos EUA.

 

PUBLICIDADE