Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Cuba sofre apagão total a nível nacional

Cuba sofre apagão total a nível nacional
Cuba sofre apagão total a nível nacional Imagens: DR

Redacção

Publicado às 05h17 19/10/2024

Havana - Cuba sofreu um apagão total a nível nacional após a falha da sua principal central elétrica, “Antonio Guiteras” em Matanzas, ter sido desligada, segundo a BBC que, cita declarações de fontes governamentais do pais.

A rede elétrica do país entrou em colapso por volta das 11h (15h GMT) de sexta-feira, escreveu o ministério da energia no X.

O Presidente Miguel Díaz-Canel Bermúdez disse que a situação era a sua “prioridade absoluta”.

“Não haverá descanso até que a energia seja restabelecida”, escreveu no X.

Na manhã de sexta-feira, as autoridades anunciaram que todas as escolas e actividades não essenciais, incluindo discotecas, deveriam fechar até próxima segunda-feira.

Os trabalhadores não essenciais foram instados a ficar em casa para salvaguardar o fornecimento de electricidade e os serviços governamentais não vitais foram suspensos.

O colapso segue-se a meses de longos apagões na ilha – o que levou o primeiro-ministro a declarar uma “emergência energética” na última quinta-feira, isto 24 horas antes do apagão.

Na ocasião, os cubanos foram também instados a desligar os aparelhos de alto consumo durante as horas de maior afluência, como frigoríficos e fornos, segundo os meios de comunicação locais.

A deterioração das infra-estruturas e a escassez de combustível são apontados pelas autoridades governamentais como principal causa dos apagões registados no país nos últimos tempos.

De acordo com outras fontes ligadas ao sector, ainda não se sabe quanto tempo levaria para restaurar a energia em todo território cubano.

Entretanto, a agência Reuters refere que Cuba restaurou já alguma energia na sua capital, Havana, mas a grande maioria dos 10 milhões de residentes do país ainda estava às escuras.

PUBLICIDADE