ONU

Secretário-geral da ONU pede eliminação de armas nucleares

Secretário-geral da ONU pede eliminação de armas nucleares - DR
Secretário-geral da ONU pede eliminação de armas nuclearesImagem: DR

11/10/2024 20h51

Nova Iorque - O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou esta sexta-feira aos líderes mundiais para mostrarem clarividência e eliminarem as “máquinas de morte” que são as armas nucleares, após a atribuição do Nobel da Paz a uma organização de sobreviventes de Hiroshima.

Os sobreviventes das bombas atómicas de Hiroshima e Nagasaki, acrescentou, "são testemunhas abnegadas e garantes da memória do terrível custo humano das armas nucleares".

É tempo de os líderes mundiais serem tão clarividentes como os 'hibakusha' [nome dado aos sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki] e verem as armas nucleares pelo que são: máquinas de morte que não oferecem qualquer segurança ou protecção", afirmou António Guterres em comunicado.

Guterres sublinhou que "a única maneira de eliminar a ameaça das armas nucleares é eliminá-las completamente".

O Prémio Nobel da Paz 2024 foi hoje atribuído à organização japonesa Nihon Hidankyo, de sobreviventes das bombas atómicas lançadas há 79 anos pelos Estados Unidos em Hiroshima e Nagasaki, anunciou o Comité Nobel norueguês.

A organização "recebe o prémio da paz pelos seus esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar, através de testemunhos, que as armas nucleares nunca mais devem ser utilizadas", afirmou o presidente do Comité Nobel norueguês, Jorgen Watne Frydnes.

Fundada em 10 de Agosto de 1956, a Nihon Hidankyo defende "a assinatura de um acordo internacional para a proibição total e a eliminação das armas nucleares", segundo a página da organização na Internet.

 

Mais lidas


Últimas notícias